11.3.10

Os mestres da reinvenção

Como o design e a tecnologia influenciam nossos produtos? Essa é a pergunta feita na matéria da 57° edição da revista Go Outside, em que é publicada com o título "Mestres da Reinvenção". Pessoas do mundo todo que mudaram a cabeça dos consumidores com novas tendências, cada um em seu ramo.

Com destaque para cases premiados, a e-board foi um dos projetos escolhidos para representar o Brasil na área de ecodesign. O país se preocupa cada vez mais com sua biodiversidade, e vem mudando a relação entre natureza e indústria. Ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial com o reconhecimento de ações pró meio ambiente, a e-board é uma atitude que promove o desenvolvimento sustentável para materiais esportivos, 100% ecológicos.

Acreditando nisso, Daniel Aranha afirma que: ou as empresas se adaptam às novas exigências ambientais ou estarão fora do mercado.Das paginas 44 a 54, conhecemos 12 pessoas no mundo que se preocuparam em inovar, transformar o mundo em um local melhor de se viver. Dos nomes apontados pela revista, destaque para Hans Moritz e Peter Yee, designers de produto da Oakley, com a nova coleção de óculos Elite, que inclui o modelo C Six que custa US$ 4,0 mil.

Yves Béhar da Fuseproject e um dos visionários, oferece serviços exclusivos a seus clientes, unindo design de produto, branding e estratégia para compor "experiências e histórias impecáveis". Peter Birch com o Google Earth, transformou a ferramenta em uma das plataformas mais populares do mundo com mais de 500 milhões de downloads.

James Corner da James Corner Field Operations de São Francisco (EUA), um dos citados pela matéria, tem escritórios em Nova York e Filadélfia e é uma das figuras mais importantes no grupo de paisagistas. Ele está mudando nossas cidades recuperando espaços conturbados e transformando-os em lugares bem divertidos.


Outro projeto grandioso foi o de Michael Tchao e Stefan Olander com o projeto Nike+ que revolucionaram a vida dos corredores de rua. “Não há nada mais valioso para as pessoas do que suas próprias conquistas”, diz Stefan Olander, 42, diretor de conexões globais de marca da Nike. E esta é a ideia básica por trás da Nike+: dar aos corredores um sistema simples que registre sua velocidade e distância. Lançado em 2006, o Nike+ utiliza um sensor embutido no tênis que, sem fios, transmite os dados para o iPod do corredor, tudo por um preço baixo. O resultado: dois milhões de corredores usando os recursos da Nike+ em um projeto desenvolvido com a gigante dos computadores Apple.
Dos brasileiros publicados, José Wágner Garcia da Noosfera ganha visibilidade com as diversas configurações estéticas que faz para ambientes internos, em seu escritório de arquitetura, todos com mais vida. Armando Perico e Bruno de Marchi da Funstation com a distribuição de conteúdo digital e Dudu Mazzocato, que contribui intensamente para o desenvolvimento de esportes de vento como o kitesurf.
Por fim, o 4x4 mais conhecido ou o jipe mais querido, do cearence Rogério Farias faz do Troller um sucesso absoluto. No começo de tudo, em 1994, eram produzidos no máximo três veículos por mês — um trabalho artesanal que durou até 1998, quando o empresário Mário Araripe entrou para a sociedade e uma linha de produção foi estabelecida. Em 2007, a Ford assumiu a administração da Troller.