26.10.10

Bienal de Design 2010

A Bienal Brasileira de Design 2010 acontece entre os dias 14 de setembro e 31 de outubro em diversos locais da capital paranaense, como a FIEP-CIETEP, o Memorial de Curituba, Museu Oscar Niemeyer, Universidade Positivo, no Jardim Botânico, Parque Birigui e no SEBRAE/PR.


No núcleo principal de exposição, da FIEP-CIETEP, localizado na Av. Comendador Franco 1341, Jd. Botânico, a mostra "Design, inovação e Sustentabilidade" que apresentam um panorama da produção recente do designbrasileiro, tendo como eixos condutores a inovação, de um lado, e a sustentabilidade, de outro. Cerca de 250 projetos, entre produtos, design de serviços e sistemas produto + serviço, incluindo design gráfico e de embalagens, estarão presentes. Houve uma preocupação deliberada de diversificação da procedência geográfica dos trabalhos escolhidos, na busca de uma representatividade nacional.

O objetivo é contribuir para uma reflexão a respeito da premência do compromisso com um design que, para além dos discursos, esteja sintonizado com as noções de desenvolvimento sustentável, aqui considerado em seu entendimento amplo: ambientalmente sustentável, economicamente inclusivo e socialmente justo. Uma equação difícil, mas para a qual o design brasileiro já tem apontado algumas respostas que merecem visibilidade e reflexão.

Curadoria de Adélia Borges.

A e-board se orgulha de participar desta exposição e ser um projeto reconhecido entre inúmeros profissionais de design em todo o Brasil. Através da QuatroDesign e OM.art, a e-board reúne estética e originalidade em um projeto 100% sustentável para fabricação de produtos eco-friendly.


Mostra: Design, Inovação e Sustentabilidade
Núcleo: Originalidades

A inovação está indissoluvelmente ligada ao design. Pode-se mesmo dizer que não há verdadeiro design sem inovação. É importante distingui-la da novidade e separar desde logo o adjetivo "arrojado", que tantas vezes parece estar grudado ao substantivo design, resultando numa confusão entre o que é a atividade e o que é uma das linguagens que um projeto pode eventualmente adotar para cumprir as funções para as quais foi projetado.

A originalidade surge a partir de um olhar inteligente sobre os requisitos de determinado projeto, e dele decorre a diferenciação, vital num contexto em que tudo está muito parecido. Ela não decorre necessariamente a partir apenas de tecnologias complicadas, mas também a partir de soluções técnicas simples. Entre os selecionados para o núcleo ORIGINALIDADES, estão produtos feitos com materiais baseados em recursos renováveis, que tem movimentado as empresas químicas a trazerem perspectivas novas para o design, e entre eles, a e-board.


twitter.com/eboards
facebook.com/eboards