No Brasil, o prêmio é uma realização da Associação Objeto Brasil, que tem como Presidente de honra o bibliófilo e empresário José Mindlin, e foi criada por Joice Joppert Leal que trabalha há décadas para promover o design brasileiro com trabalhos, convênios e parcerias em todo o mundo.
Desta vez, a parceria é com a IDSA – Industrial Designers Society of America, a entidade representante de todo o setor do design nos EUA, com mais de 3.500 associados em todo o mundo. Em 1980, a IDSA criou o prêmio IDEA – International Design Excellence Award.
O prêmio começou apenas em território americano, mas expandiu-se e hoje tem patrocínio da renomada revista de negócios BusinessWeek, recebe inscrições de todos os continentes e conta com a participação de empresas como Philips, Apple, HP, Intel, Microsoft e IBM.
O IDEA/Brasil traz muito prestígio ao produto, à Indústria e ao design nacional. São 18 categorias diferentes, que englobam de ecodesign, design de transporte a design de interface, de pesquisa a estratégia de design, de produtos industriais a projetos de estudantes.
Neste ano de 2010, a e-board foi premiada com o segundo maior prêmio do design, com o troféu de prata na categoria ecodesign. Perdeu para a consagrada linha Ekos da Natura, que ficou com o merecido ouro.
Um livro da edição 2010 do prêmio IDEA/Brasil estará nas principais bancas do país a partir do próximo mês com informações de todos os prêmios de todas as categorias.