12.8.10

Especial Sustentabilidade - Revista Imprensa

Em sua terceira edição, o ranking "As Empresas Mais Sustentáveis Segundo a Mídia" analisa mais de 600 companhias, em 300 revistas de nove títulos diferentes. O resultado, mostrado na edição especial da Revista Imprensa, lista 128 marcas e destaca a importância da transparência para a sustentabilidade.
Tradicional e automaticamente conectado à idéia de preservação da natureza, o conceito de sustentabilidade é muito mais amplo, conforme vem destacando o ranking "As Empresas Mais Sustentáveis Segundo a Mídia" desde sua primeira edição, em 2008. Sem descartar projetos ecológicos ou de mitigação de impacto ambiental, a pesquisa produzida pela revista IMPRENSA e pela MídiaB Auditoria de Imagem vem demostrando que outros fatores também são muito importantes, como respeito ao consumidor, bem-estar dos funcionários e ações positivas para a comunidade. A sustentabilidade de uma empresa é formada, afinal, por um conjunto de fatores cuja medição é complexca e delicada. Entre todos esses valores, aquele que vem ganhando mais importância é a transparência.

O formato da pesquisa, diferentemente dos outros anos, está na forma de categorização. Setores do comércio, indústria e serviços foram estudados e subdividos nas categorias: Comércio Varejista, Alimentos, Farmacêuticos e Higiene, Papel e Celulose, Químicos e Petroquímicos, Financeiros, Siderurgia, Mineração, Tecnologia, Automotivo, Contrução Civil, Confecções e Têxteis, Materiais de Construção, Plástico e Borracha, Eletroeletrônicos, Seguros, Transportes, Telecomunicações, Serviços Públicos e Serviços Diversos.

A e-board, como é um projeto representado por uma empresa atuante no desenvolvimento de produto e projetos com aplicações de engenharia (SURF WORKS) e por uma associação sem fins lucrativos (Instituto e) foi classificada, segundo a revista, como a 70° empresa mais sustentável do Brasil no ranking geral.
Quem ocupa a primeira colocação é a rede varejista Wal-Mart seguida por Natura, Native, Suzano, Tetra Pak, Usiminas, Coca-Cola, Monsanto, Santander e Vale.

A base para esta análise foi feita através do levantamento de 9 revistas nacionais durante o período de 2009 e destacou que as empresas passaram a ver no tema outros valores além do marketing. Época Negócios aparece em primeiro lugar para a classificação das revistas que dedicaram maior espaço em suas páginas para o tema, seguida por Istoé Dinheiro, Exame, Época e Veja. As revistas Carta Capital, Amanhã, Istoé e América Economia completam o estudo.

As empresas foram classificadas por setor no decorrer da matéria entre as páginas 52 e 74, mostou a classificação de cada uma das empresas separadas por setor. No ranking do comércio varejista, o líder do ranking geral Wal-Mart lidera com 129.294 pontos, seguido por Pão de Açucar (15.710 pontos e em 35° na classificação geral). A SURF WORKS aparece na terceira colocação com 6.146 pontos e em 70° na classificação geral, seguido por Starbucks (5.548 pontos, 78°) e McDonald's (4.503 pontos, 85°).

Surpresa na colocação da SURF WORKS à frente de empresas como Exxon - 77°, Lego - 84°, Porto Seguro - 86°, Ford - 92°, Caloi - 93°, Motorola - 99°.

Saiba mais em: portalimprensa.com.br/sustentabilidade2010
Revista Imprensa
Edição Agosto 2010 - Idéias Recicláveis - Ano 23, n° 259.